Está publicado na edição desta quarta-feira, 10, do Diário Oficial de Porto Alegre o resultado oficial do julgamento das propostas de preço na licitação da coleta seletiva na Capital. A classificação final, após conferência e análise das propostas e julgamento de recursos, teve em primeiro lugar a empresa Transportes R. N. Freitas Ltda., seguida pela Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) e Mecanicapina Limpeza Urbana. A R. N. Freitas deve começar a executar o serviço no início de 2009.
A licitação prevê coleta porta a porta duas vezes por semana. Atualmente, apenas 11 bairros contam com coleta seletiva duas vezes por semana, nos demais, ocorre uma vez a cada sete dias. Também serão atendidos geradores cadastrados – como grandes condomínios, repartições públicas e empresas, conforme demanda.
O resíduo coletado será remetido para 16 unidades de triagem, beneficiando mais de 800 trabalhadores. O edital prevê a necessidade de 26 caminhões com capacidade entre 15 e 25 metros cúbicos de carga e outros dois veículos de tração elétrica, para fazer a coleta no centro da cidade. O contrato é de cinco anos.
(Prefeitura de Porto Alegre, 10/12/2008)