O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do governo federal em reduzir progressivamente o desmatamento da floresta amazônica nos próximos dez anos. Ontem (8), em entrevista ao programa de rádio Café com o Presidente, Lula disse que vai usar policiais para tomar conta da Amazônia.
"Esse é um compromisso público. Para isso nós vamos ter policiais para tomar conta da Amazônia. Para isso nós vamos chamar os prefeitos e os governadores dos estados, junto com o governo federal, porque também não é possível a gente controlar tudo a partir de Brasília", disse ao tratar do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima, lançado neste mês.
A intenção do presidente é também fazer o Brasil um exemplo com relação às mudanças climáticas. "Nós queremos fazer esse debate sobre a questão climática com o mundo dando exemplo daquilo que o Brasil sabe fazer, pode fazer e está fazendo. Por isso eu acho que o Brasil se apresenta hoje no mundo como um dos países que têm mais competência, mais compromisso para diminuir o desmatamento na nossa Amazônia", explicou.
(Amazonia.org.br,09/12/2008)