Contrabando de sementes, manipulação de dados científicos, suicídio de agricultores. Esses são alguns temas abordados pela jornalista francesa Marie-Monique Robin em seu livro e documentário “O Mundo Segundo a Monsanto”. Nesta quarta-feira (10/12), Robin estará em Brasília, para participar do lançamento da edição brasileira. O evento, organizado pela Frente Parlamentar da Terra, acontecerá às 13h30, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, e contará ainda com a exibição gratuita do documentário.
A atividade será seguida de um debate com ambientalistas e membros da Bancada Ruralista da Câmara, maior defensora dos transgênicos. Estão convidados para a mesa, além da autora, o deputado federal Valdir Colato (PMDB/SC) e o deputado federal Sarney Filho (PV/MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.
O livro de Robin é resultado de três anos de investigação jornalística, cujo o foco, a multinacional estadunidense Monsanto, produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. O livro traz depoimentos de cientistas, políticos e advogados a respeito das ações da Monsanto que envolvem lobby e estudos científicos duvidosos.
Um exemplo referido é a relação da expansão dos grãos transgênicos sob o selo da Monsanto com suicídios de agricultores na Índia, além de casos de relações políticas estreitas com o governo democrata de Bill Clinton (1993-2001), e com o gabinete do ex-premier britânico Tony Blair. Entre as fontes estão ex-integrantes da Food and Drug Administration (FDA), a agência responsável pela liberação de alimentos e medicamentos nos EUA.
A Frente Parlamentar da Terra, Território e Biodiversidade: agricultura familiar camponesa, reforma agrária e desenvolvimento sustentável, ou simplesmente, Frente Parlamentar da Terra tem o
objetivo de seguir uma agenda de atividades e ações parlamentares que incentivem e acelerem políticas públicas referentes ao pequeno agricultor familiar, o meio ambiente, os direitos humanos, reconhecimento de território de povos tradicionais e cumprimento da Constituição Federal no que se refere à função social da Terra. Atualmente, a Frente é presidida pelo deputado Federal Adão Pretto (PT/RS).
(MST,09/12/2008)