Encontro vai definir diretrizes de trabalhos para próximos anos.
Começou na segunda-feira, 8/12, o IV Congresso Estadual da Agricultura Familiar, promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF/CUT/SP). O encontro, com a participação de 300 agricultores, além de delegados eleitos, reunirá as novas diretrizes na defesa da reforma agrária. No dia 10, será eleita a nova diretoria da FAF. O congresso segue até 10/12, no Atlântida Park Hotel, na cidade de Atibaia.
Na abertura dos trabalhos, a deputada Ana Perugini (PT) ressaltou a importância da formação das lideranças na luta pela terra e citou o Centro de Formação de Lideranças Políticas Francisco Neves, inaugurado no Assentamento Celso Furtado, na cidade de Castilho. "Quero ver todos numa mesa de negociação em condições de igualdade para discutir a reforma agrária". Segundo ela, o governo do Estado tem sido omisso para as questões de reforma agrária e agricultura familiar. Em suas visitas a assentamentos de São Paulo, Ana Perugini tem se confrontado com inúmeros problemas, como a ausência de assistência técnica aos pequenos e médios agricultores, existência de eucaliptos em áreas destinadas a cultivo e assuntos que atingem diretamente as famílias, como a falta de estrutura para a produção e escoamento dos alimentos.
A abertura do encontro também contou com a presença dos deputados estaduais Zico Prado e Simão Pedro, do deputado federal Vicentinho, e de representantes de organizações sindicais e de luta pelo trabalhador rural. A eleição e posse da nova diretoria da FAF ocorre nesta quarta-feira, 10/12, a partir das 14h.
(ALSP, 09/12/2008)