Chega ao Brasil nesta semana “O mundo segundo a Monsanto”, best-seller francês escrito pela jornalista Marie-Monique Robin. O livro é baseado em pesquisas científicas e depoimentos colhidos pela autora entre 2005 e 2007 e causou uma severa polêmica na França por questionar as práticas obscuras da multinacional, maior fabricante de sementes transgênicas do mundo. O Brasil é o primeiro país da América Latina com edição traduzida.
A autora estará no Brasil do dia 8 a 12 de dezembro e visitará cinco cidades para exibir o documentário homônimo que deu origem ao livro. Após a exibição, que é gratuita, a autora participa de debates.
Europeus "chocados"
Contrabando de sementes. Manipulação de dados científicos. Suicídios por ingestão de herbicidas. Propostas de suborno a entidades sanitárias reguladoras. Todos estes fatos chocaram o público europeu quando a jornalista francesa Marie-Monique Robin exibiu, no início do ano, um documentário em que conta a história da Monsanto, empresa americana fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM). Resultado de três anos de pesquisa em diversos países, entre eles o Brasil, o filme ‘O Mundo segundo a Monsanto’ foi exibido pela TV franco-alemã Arte, e ganhou versão homônima em livro, que rapidamente se tornou um best-seller na França com mais de 80 mil exemplares vendidos, e com direito de tradução negociados para mais de 10 idiomas em países da Europa, América e Ásia.
Na obra, Marie-Monique Robin retoma a trajetória da empresa sediada em Saint-Louis (Missouri, EUA), desde seu envolvimento no Projeto Manhatan, que deu origem à bomba atômica, passando pelo agente laranja, desfolhante utilizado na Guerra do Vietnã, até os dias atuais, que a Monsanto apresenta seus OGMs como arma no combate à fome mundial.
O Brasil é contemplado, em especial, no capítulo "Paraguai, Brasil, Argentina: a República Unida da Soja", em que a autora relata o ingresso desse cultivo nesses países, que estão hoje entre os maiores produtores do mundo, por meio de uma política de fatos consumados que obrigou as autoridades brasileiras e paraguaias a legalizar centenas de hectares plantados com grãos contrabandeados.
O livro mostra os perigos do crescimento das plantações de transgênicos, com propriedades genéticas de 90% das sementes OGM patenteadas pela Monsanto. Essa hegemonia coloca a multinacional norte-americana no centro do debate sobre os benefícios e os riscos do uso de grãos geneticamente modificados. Robin relatou que tentou em vão obter respostas da Monsanto para todas essas interrogações, mas que a companhia decidiu "não avaliar" a pesquisa que deu origem ao livro e ao documentário.
Sobre a autora
Marie-Monique Robin, renomada jornalista investigativa e independente, é autora de livros como Voleurs d’organes, enquête sur un trafic (Bayard, 1996), Escadrons de la mort, l’école française (La Découverte, Paris, 2004) e L’école du soupçon. Les dérives de la lutte contre la pédophilieAlém de diretora de diversos documentários premiados internacionalmente, como "Esquadrões da Morte: A Escola Francesa", que trata da Operação Condor, para o qual entrevistou vários dos maiores repressores das ditaduras militares dos anos 70. (La Découverte, Paris, 2006).
Ficha técnica
Título: O Mundo segundo a Monsanto – da dioxina aos transgênicos, uma empresa que quer o seu bem
Autora: Marie-Monique Robin
Editora: Radical Livros
ISBN: 978-85-98600-07-9
Formato: 16 cm x 23 cm
Número de páginas: 368
Preço de capa: a definir
Agenda - Marie-Monique no Brasil
São Paulo
Data: 8/12/2008 - Difusão do filme seguido de debate com a autora
Local: USP, Anfiteatro do Departamento de Geografia (Prédio da
História/Geografia), São Paulo (SP).
Horário: 18h
Data: 9/12/2008 - Difusão do filme seguido de debate com a autora
Local: Escola Superior de Agronomia Luis de Queiroz, ESALQ,
Anfiteatro da Fisiologia, Piracicaba (SP).
Horário: 13h
Brasília
Data: 10/12/2008 - Difusão do filme seguido de debate com a autora.
Seminário: atividade da Frente da Reforma Agrária
Local: Congresso, Auditório Freitas Nobre, Subsolo do Anexo IV da
Câmara dos Deputados.*
Horário: 13h30 - 17h30
*A favor do livro/filme Marina Silva ou Sarney Filho. Contra, deve
ser o Colatto, presidente da Frente da Agricultura. O deputado Adão
Preto (PT) coordenará a mesa.
Data: 10/12/2008 - Difusão do filme seguido de debate com a autora.
Local: Universidade Nacional de Brasília (UnB), Auditório Joaquim
Nabuco, Faculdade de Direito. Brasília (DF)
Horário: 18h00 - 21h
Rio de Janeiro
Data: 11/12/08 - Difusão do filme seguido de debate com a autora
Local: Mediateca da Maison de France/Consulado da França, Rio de
Janeiro (RJ).
Horário: 16h (mas ela precisa chegar lá só às 18h)
Curitiba
Data: 12/12/08 - Encontro com o governador Roberto Requião
Horário: 11h
(EcoAgência, 08/12/2008)