A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembléia Legislativa do Mato Grosso (AL-MT), presidida pelo deputado Airton Português (PP), deu início, na sexta-feira (05/12), aos debates em torno do Projeto de Lei Complementar nº 008/2008, de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), que trata sobre a Política Estadual de Reflorestamento.
Representantes da Sema, Seplan, Famato, Fiemt, da associação dos reflorestadores e do Ministério Público participaram da reunião que contou ainda com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM).
O projeto que tem como objetivo estimular o reflorestamento para a manutenção da sustentabilidade ambiental, econômica e social de Mato Grosso se encontra na fase de discussão na comissão permanente.
Segundo o deputado Airton Português ficou acordado com os integrantes da reunião que cada segmento irá encaminhar à comissão um documento com as suas contribuições ao projeto até o dia 22 deste mês. “O debate começou para que a gente, ao final, possa elaborar um projeto que tenha a participação de todos os segmentos envolvidos”.
O deputado Dilceu Dal Bosco, que também preside a Comissão Especial do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, afirmou que o projeto de reflorestamento vai propiciar um amplo debate em torno do tema. “As discussões são importantes e serão remetidas ao grande projeto em debate em Mato Grosso que é o zoneamento”, avaliou.
Presente também na reunião, o representante da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Cleverson Cabral, elogiou a iniciativa do Poder Legislativo em provocar as discussões em torno da formatação de uma política estadual de reflorestamento. “É muito importante abrir o debate com os vários segmentos antes de promulgar a lei”.
Representando o Ministério Público, a promotora Ana Luíza Peterlini, alegou que a abertura das discussões em torno do projeto foi extremamente válida. “As discussões tiveram início e deverão propiciar um aprimoramento ao projeto. Hoje começamos a caminhar em direção a uma lei que de fato possa contemplar uma política de reflorestamento no Estado”.
(Por Jaime Neto, Secretaria de Comunicação AL-MT, 05/12/2008)