Este final de ano será de início de uma nova fase de trabalho para a equipe de alunos da PUCRS que teve seu projeto aprovado nos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. A pesquisa sobre monitoramento ambiental, focada na atividade de efluentes e recursos hídricos, foi a vencedora do concurso nacional, na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, do Prêmio em 2008.
O estudo de Liangrid Lutiani da Silva, Karion Guerra e Pâmela Martins foi o único vencedor gaúcho entre os sete premiados no país, no mês passado, em SP. Os estudantes, que têm protótipo e registro de patente encaminhado, estão empenhados em transformar a idéia em realidade. Os R$ 50 mil que receberam para viabilizar o projeto tem o destino de fazer o protótipo virar produto.
Liangrid explica que a pesquisa agora vitoriosa concorreu no Prêmio Santander 2007, ficando entre as finalistas. Estimulado com a conquista tão próxima, disse ter buscado mais conhecimentos para aperfeiçoar o trabalho, realizando disciplinas extras e agregando componentes e idéias para qualificar o protótipo. 'Independentemente de vencer, o concurso abre portas, dá visibilidade e ajuda a criar condições também para quem quer ter seu negócio e gerar riqueza para o país.'
O critério do Prêmio, de aplicabilidade e relevância social, é fator estimulante, segundo Liangrid. 'Desde a primeira vez que concorremos, não perdemos o ânimo; e tudo foi experiência e incentivo para melhorarmos.' O acadêmico de 29 anos, que cursa o 6º semestre de Engenharia de Controle e Automação da PUCRS, afirma que o invento pode ser utilizado tanto no setor público quanto privado, já que consiste num software capaz de monitorar e controlar sistemas de tratamento de água via Internet.
O reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, que participou da premiação em SP, ressaltou que 'o prêmio nacional é um reconhecimento do trabalho sério realizado nas universidades, que contribuem enormemente para o crescimento do país e, de modo especial, motivo de orgulho para a Pontifícia Universidade do RS. Ele revela que o estudo vencedor está engajado a uma das linhas mestres do projeto de gestão da PUCRS, que é o empreendedorismo. A pró-reitora de Graduação, Solange Ketzer, também no ato em SP, assinala a importância da universidade 'ver além da sala de aula; de ter preocupação com qualificado e responsável conhecimento, vinculado ao mundo de trabalho e empreendedorismo. Da formação do ser criativo com olhar para o mundo'.
(Por Maria José Vasconcelos, CP, 08/12/2008)