Encerrou-se, no meio da tarde desta sexta-feira (05/12), a última das três Assembléias Estaduais de Convergência, que debateu o Desenvolvimento Harmônico e Sustentável na Assembléia Legislativa (AL-RS). O evento aconteceu no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Foram aprovados o relatório final do Grupo Executivo de Acompanhamento dos Debates (GEAD) que estudou o tema e uma proposta de projeto de lei que cria a Política Estadual de Desenvolvimento Harmônico e Sustentável.
"O tema é complexo, tendo começado e terminado com grandes debates conceituais, algumas dificuldades e muitas modificações", avaliou João Gilberto Lucas Coelho, diretor do Fórum Democrático, entidade que operacionaliza o Programa Sociedade Convergente, idealizado pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB).
"Avançamos muito. Está saindo daqui uma proposta de política de Desenvolvimento Harmônico e Sustentável para o Estado, que não está acabada, mas está em boa parte estruturada", acrescentou. E completou: "Isso será uma grande contribuição para o futuro do Rio Grande do Sul".
O integrante do GEAD e representante do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, Jaime Lapolli, ficou satisfeito com os resultados da Assembléia. "O trabalho foi muito produtivo, as proposições foram discutidas e aperfeiçoaram o relatório, a partir de um espírito de colaboração muito grande", analisou.
Outras opiniões
Para o representante da Força Verde e da Força Sindical, Lélio Falcão, que acompanhou também as Assembléias Regionais de Convergência no interior do Estado, o estudo aprofundado do tema deve ser visto com excelentes olhos. "Estamos chegando a resultados acima da nossa expectativa", afirmou. "Considero importantíssima a continuidade deste trabalho, por ter bases sólidas para que possamos olhar de forma convergente a sociedade gaúcha e buscarmos alternativas".
José Antonio Adamoli, do Corede Serra, considerou muito rico o trabalho feito em 2008. "Todos os grupos trouxeram uma bela contribuição para o Estado", declarou. "Desenvolvimento Harmônico e Sustentável é um tema mais polêmico por mexer com um conceito histórico no qual o econômico sempre pautou. Reequilibrar essa balança, fazendo com que haja uma relação harmônica e de respeito entre o econômico, social e ambiental é inovador e ousado".
"O Sociedade Convergente é uma das coisas mais importantes que já aconteceram no Estado", declarou a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Jussara Cruz. "Estiveram reunidas aqui as cabeças pensantes e as pessoas que conhecem os problemas colocando as suas sugestões. É uma oportunidade ímpar para essa comunidade contribuir. Essas propostas poderão estruturar um programa de governo, independentemente dos partidos e dos governos", acrescentou.
Próximos passos
Agora, o relatório e a proposta de projeto de lei receberão suas redações finais a partir das modificações aprovadas na Assembléia Estadual. Depois disso, serão submetidos à apreciação do Colégio Deliberativo, órgão máximo do Sociedade Convergente. A reunião deverá acontecer na segunda metade de dezembro.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 05/12/2008)