Dados e fotos sobre 150 espécies de animais e vegetais características do Vale do Rio Pardo integram o primeiro Museu da Biodiversidade da região. A pesquisa envolveu, desde o início do ano letivo, 4,7 mil alunos do ensino fundamental e médio das escolas das redes pública e privada de Vera Cruz. O acervo ficará disponível inicialmente para colégios e comunidade na escola João Carlos Rech, localizada na área do futuro Parque Ambiental, no bairro Araçá.
A empresa Roda Viva Consultoria Ambiental, de Cachoeira do Sul, é a responsável pela catalogação das espécies, entre elas, o quero-quero, o graxaim, o macaco-prego e a marreca-piadeira. Entre as plantas, alguns dos tipos catalogados são abacaxi, coqueiro-jerivá, caliandra e aroeira. Há ainda pegadas de animais coletadas em moldes de gesso.
As visitas devem ser agendadas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e são orientadas. A secretária Marli Silveira diz que a idéia é construir futuramente um prédio de acordo com o plano de manejo do Parque Ambiental e colocar à disposição biblioteca e computador para pesquisas. De outubro a dezembro, 600 alunos participaram de conversas ao ar livre sobre o tema nas localidades de Ferraz, Vila Progresso, Andréas e Linha Henrique D’Ávila.
A inauguração da sala com o acervo marcou o final da 3ª edição do Projeto Meio Ambiente KBH&C. Segundo o gerente de qualidade da empresa, Juliano Zuege, o trabalho não tem fim determinado. 'O museu é o início da conservação de muitas espécies da fauna e da flora locais.'
(CP, 07/12/2008)