A partir desta terça-feira (09/12), a comissão de funcionários responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Assembléia Legislativa promove, no Espaço Novos Talentos, uma exposição para apresentar os resultados obtidos com a Campanha "Separe!". A iniciativa do Legislativo gaúcho, lançada em maio deste ano, teve como objetivo motivar os funcionários a selecionar seu lixo na origem. A mostra estende-se até o dia 9 de janeiro e poderá ser apreciada das 8h30 às 18h30.
Conforme a representante do Departamento de Serviços Administrativos da Casa e uma das integrantes da comissão, Maria Izabel Schmitt, além da apresentação dos resultados da campanha e de fotografias, a exposição vai contar com uma instalação temática alertando sobre os danos ambientais e a importância de cada um ser responsável pelo lixo que produz. “Queremos ajudar na conscientização pessoal que vai gerar um volume de ações coletivas em prol da qualidade ambiental e social do planeta”, acredita Maria Izabel.
Resultados
Maria Izabel revelou que, antes do lançamento da Campanha "Separe!", o Legislativo gaúcho recolhia oito metros cúbicos por dia de lixo orgânico, ou seja, 40 metros cúbicos por semana, que eram depositados em 8 containers e levados pelo Departamento Municipal de Lixo Urbano (DMLU). Após a iniciativa, a AL reduziu para três metros cúbicos por dia, ou seja, 15 metros cúbicos por semana o recolhimento de lixo orgânico. “ Tivemos uma redução de 2/3 do volume de resíduos”, contabilizou.
Quanto ao lixo reciclável, a AL juntava cerca de um metro cúbico por semana e, agora, arrecada cerca de 21 metros cúbicos de resíduos por semana, em quatro coletas semanais. “O lixo limpo, que é basicamente composto por papéis e jornais, é recolhido pelo Centro de Triagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro e pelos caminhões do DMLU”, contou Maria Izabel. Ela explicou ainda que o material vai para as usinas de triagens onde é separado e vendido para as empresas recicladoras.
Campanha Separe
O Parlamento gaúcho lançou no dia 7 de maio a campanha Separe!, com o objetivo de motivar os funcionários a selecionar seu lixo na origem. A campanha integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Assembléia Legislativa.
O programa foi aprovado por Resolução da Mesa Diretora (RM 806/2007) e define a responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos desde seu recolhimento até o destino final - coleta, embalagem e transporte. A iniciativa obedece, também, o estabelecido pela legislação ambiental, em especial ao artigo 1º da Lei Estadual 9.921/93. Trata-se de legislação pioneira em âmbito nacional, a primeira lei de resíduos sólidos implantada no País estabelecendo a obrigatoriedade, por parte dos órgãos públicos, da separação do lixo na origem.
A presidente da comissão de gerenciamento do programa, Elenice de Mello, afirmou que as ações são permanentes. Formado por funcionários efetivos de seis setores da Casa, o programa conta com o apoio de dois integrantes por gabinete, departamentos e comissões, que são os multiplicadores do processo. "É um trabalho de solidariedade com o meio ambiente e a sociedade. A tarefa de separação é voluntária, faz parte de uma mudança de hábitos e que as pessoas devem realizar por acreditar e não porque é normativo", observou.
O programa também foi uma das recomendações da Comissão Especial Para Analisar a Questão do Lixo no RS, presidida pelo deputado Kalil Sehbe (PDT).
(Por Daniela Bordinhão, Agência de Notícias AL-RS, 05/12/2008)