Durante toda a tarde de ontem, caminhões carregaram o material de construção que será usado nas obras de reforma da estrutura da usina de Ernestina, localizada em Tio Hugo, no norte do Estado.
De acordo com o engenheiro florestal Eduardo Marimon, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), as obras de recuperação se estenderão por 2009 e se dividirão em duas etapas.
– Até final de março, terminaremos o reforço no vertedouro da barragem. Depois disso, vamos trabalhar no reforço estrutural dela – explica.
A recuperação da obra foi determinada este ano depois que um estudo indicou que havia possibilidade de rompimento da estrutura se o reservatório de água ficasse cheio. No final de outubro, devido ao período intenso de chuva, uma lâmina de água começou a escorrer pelo vertedouro da barragem e a possibilidade de rompimento fez com que a Defesa Civil retirasse 15 famílias que moram abaixo da usina.
Nas últimas semanas, as famílias voltaram para casa com a diminuição no nível de água – ontem, estava 60 centímetros abaixo do nível de vertimento, condição considerada segura pela CEEE. O custo da recuperação está orçado em cerca de R$ 10 milhões.
(Por Leandro Belles, ZH, 05/12/2008)