Pessoas que vivem nestas cidades ou pretendem viajar até elas devem procurar um posto de saúde para se vacinar
A mortandade de bugios em municípios que não eram considerados de risco para febre amarela fará com que a vacinação contra a doença seja estendida a 36 municípios gaúchos.
Devem chegar ao Estado hoje 400 mil doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Desde outubro, 87 bugios foram encontrados mortos entre as regiões das Missões e Celeiro. O óbito desses animais é considerado um indicativo de que o vírus da doença circula pela região. Além disso, é grande a população nesses locais do mosquito do gênero Haemagogus, transmissor da febre amarela silvestre. Fragmentos dos animais e mosquitos foram enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Em um dos exames, foi confirmada a febre amarela como causa da morte de um bugio localizado em Tiradentes do Sul.
Não há casos de pessoas com a doença. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o mapa com as novas cidades que farão a cobertura vacinal leva em conta os locais onde morreram os animais, a proximidade com outros municípios e o ecossistema. A imunização atingirá no total 88 cidades do noroeste gaúcho. Municípios pólo como Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta estão incluídos na lista.
– Esses locais têm o mesmo ecossistema, a mesma mata por onde os bugios se movimentam. Vamos fazer o bloqueio da região toda – diz Terra.
Fora da área de risco até então, Caibaté teve a vacinação iniciada há duas semanas. Os primeiros a receber as doses foram moradores das comunidades do interior onde morreram bugios. Amanhã, as duas unidades de saúde da área urbana ficarão abertas das 8h às 17h, conforme a secretária da saúde local Risane Copetti. Em Entre-Ijuís, ocorre imunização desde segunda-feira. Ontem pela manhã, os moradores faziam fila na unidade de saúde central.
Também já há imunização em Eugênio de Castro, Mato Queimado, Augusto Pestana e Coronel Barros, e, no restante dos municípios, deverá ser iniciada na próxima semana.
(Por Silvana Castro, ZH, 05/12/2008)