O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou nesta quinta-feira (04/12) que o Brasil precisa definir como será feita a exploração do petróleo da camada pré-sal , para depois discutir como ocorrerá a aplicação dos recursos advindos da atividade, em benefício de toda a população.
Esse debate, segundo ele, deveria ainda estar atrelado a uma proposta de reforma tributária, e não a projetos isolados que defendem a utilização da riqueza a ser gerada pelas jazidas para a redução das desigualdades regionais do país.
O parlamentar, que participou do 4º Fórum Senado Debate Brasil - Nova Fronteira do Petróleo: Os Desafios do Pré-Sal, também alertou que a exploração da província, localizada a mais de sete mil metros no Oceano Atlântico, em uma área que vai de Santa Catarina ao Espírito Santo, vai representar um enorme desafio para a Petrobras, tendo em vista a atual escassez de crédito externo provocada pela crise financeira internacional .
- O fluxo de caixa da Petrobras deve comprimir despesas de custeio para fazer frente a essa realidade. Com a crise, não se produz. Podemos passar por momentos de aperto. Temos que ser realistas: vamos passar por momentos difíceis. O país poderá sofrer com equívocos - afirmou.
Arthur Virgílio destacou ainda a importância do fórum, que teve início no último dia 3 e reuniu técnicos e empresários do setor petrolífero no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis. Segundo ele, as sugestões a serem apresentadas no encontro irão auxiliar o Congresso Nacional na discussão futura em relação às propostas do pré-sal.
(Por Paulo Sérgio Vasco, Agência Senado, 04/12/2008)