O presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e o relator-geral do Orçamento, senador Delcídio Amaral (PT-MS), estarão em Santa Catarina, nesta sexta-feira (05/12), para identificar as principais necessidades em relação ao Orçamento de 2009 das comunidades afetadas pelas cheias. Os relatórios setoriais aprovados na comissão já contemplam pedidos da bancada catarinense.
"O Brasil está unido em torno de Santa Catarina e espero que possamos ajudar", disse Mendes Ribeiro Filho. A viagem, feita a convite do Fórum Parlamentar Catarinense, começa pela manhã em Itajaí, de onde os parlamentares se deslocam à tarde para Blumenau.
Mendes e Delcídio terão encontros com senadores, deputados, prefeitos e com representantes do governo estadual. A comitiva vai sobrevoar as áreas mais atingidas pela enchente, além de participar da entrega de donativos.
Emendas
Um dos organizadores da visita, o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) lembrou que a tragédia em Santa Catarina aconteceu depois de encerrado o prazo para que as bancadas estaduais apresentassem emendas ao Orçamento.
Por isso, segundo Bornhausen, cabe agora ao relator-geral atender às reivindicações dos parlamentares de Santa Catarina, que pedem recursos orçamentários para a reconstrução das áreas atingidas.
"Estamos pedindo a ajuda dos outros estados e dos parlamentares, principalmente do senador Delcídio Amaral, para que Santa Catarina possa continuar dando a sua colaboração à economia brasileira; 25% da economia catarinense estão concentradas na área onde aconteceram as enchentes e os deslizamentos", ressaltou o deputado.
Bornhausen lembrou que as doações feitas até agora pelos brasileiros têm sido muito úteis. Porém, ele fez um apelo para que a ajuda chegue, se possível, em dinheiro, para a reconstrução das casas.
Ele garantiu, aos turistas que têm planos de visitar as praias de Santa Catarina no verão, que o estado estará preparado para recebê-los. O deputado ressaltou que o turismo é importante para manter os empregos do estado.
(Por Marise Lugullo, Agência Câmara, 04/12/2008)