A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou na quinta-feira um plano para enfrentar as mudanças climáticas do planeta, garantindo que "é possível crescer em harmonia com a natureza". A presidente disse estar convencida de que o clima "é a grande questão ética da humanidade neste século, dadas as severas conseqüências que o descaso para com o tema traria à espécie humana".
"É a vida humana que está em jogo", declarou Bachelet, advertindo que "hoje está claro que se paga muito caro pela negligência ambiental". "Estamos todos no mesmo barco, e os custos do desleixo pagaremos todos", acrescentou a mandatária chilena.
O plano anunciado abarca três âmbitos: adaptação aos impactos da mudança climática; diminuição das emissões de gases estufa; e criação e fomento de capacidades para abordar o problema no Chile. Bachelet sustentou que esse é um programa concreto de ação, com metas, prazos e recursos, e mencionou investimentos de US$ 10 milhões em pesquisas aplicadas no desenvolvimento de biocombustíveis.
Além disso, haverá um fundo de US$ 400 milhões para investimentos em outros tipos de energia renovável e um projeto para a instalação de painéis solares em novas casas, por meio de benefícios tributários.
(ANSA, 04/12/2008)