A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (AL-RS), em parceria com os gabinetes parlamentares, está arrecadando alimentos não perecíveis e água mineral para as vítimas atingidas pelo desastre climatológico ocorrido no Estado de Santa Catarina. O SOS Santa Catarina, coordenado pelo Gabinete Militar da Presidência, continuará recebendo doações até o dia 10 de dezembro.
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB), ressaltou que muitas pessoas tiveram suas vidas e patrimônio completamente destruídos. "Alguns sequer tem o terreno para onde voltar, pois o morro e a rolagem de terra destruíram a área onde moravam. Não existe mais o seu terreno, sua escritura pública é propriedade de nada. Famílias destruídas, gente que morreu, pessoas que perderam seus familiares, a escola dos filhos que não existe mais.
A água modificou o cenário de uma história inteira. Portanto, nada mais justo que o Parlamento gaúcho busque incentivar, não só aqui na Casa, mas em todos os lugares onde os deputados têm liderança, estimular para que se ajude muito aquele povo, para que eles possam reconstruir, na medida do possível, pelo menos o direito à dignidade", exortou Moreira.
Arrecadação
O Chefe do Gabinete Militar da Presidência da Casa, Major Marco Leandro Petry fez um balanço das doações aos flagelados de Santa Catarina através do SOS Santa Catarina.
Foram arrecadados até o momento, 1.139 quilos alimentos , sendo que 566 quilos foram obtidos em eventos realizados na Assembléia e que, por decisão da Mesa Diretora, foram destinados aos catarinenses. Entre os itens arrecadados estão arroz, bolacha, café, chocolate, leite em pó, leite longa vida e água mineral.
De higiene e limpeza foram arrecadados 309 itens, como creme dental, desinfetante, sabão em pó, fraldas descartáveis, papel higiênico, entre outros.
Também foram arrecadadas 3.283 peças de vestuário, dentre as quais estão, calças, camisas, blusas, cobertores, toalhas de banho, meias, pijamas e calçados.
A logística para que os donativos cheguem ao destino conta com a parceria da TransLovato, que carrega os produtos em Porto Alegre e leva até o centro de arrecadação e triagem de Itajaí (SC).
Petry salientou que todas as doações recebidas passam por uma triagem e que a Casa possui uma grande quantidade de donativos que ainda estão sendo selecionados para posterior envio.
A campanha SOS Santa Catarina irá até o dia 10 de dezembro e depois as pessoas que pretendem fazer doações devem enviá-las para a central de doações do Estado.
Petry salienta que a própria defesa civil catarinense tem feito pedidos para que se priorize, neste momento, a ajuda financeira através de depósitos nas contas bancárias disponibilizadas. "A questão monetária se faz mais necessária do que a dos gêneros alimentícios e de vestuário, pois os valores arrecadados através das contas bancárias serão utilizados no reerguimento ou na melhoria dos locais atingidos", frisou Petry.
Onde doar
Estão disponíveis dois pontos de coleta, sendo um na entrada do Prédio Principal do Palácio Farroupilha e outro na saída pelo Prédio Anexo, ambos junto à Segurança do Legislativo.
A ação está sendo coordenada pelo Gabinete Militar da Presidência e os contatos podem ser feitos pelo telefone 0xx 51 3210-2053 com o Major Petry.
As doações também podem ser realizadas em depósitos bancários, através das contas da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. São elas:
BANRISUL
Agência: 0131 – Blumenau
Conta Corrente: 06.852725.0.5
"Fundo Enchente 2008 – Santa Catarina"
Banco do Brasil
Agência: 3582-3
Conta Corrente: 80.000-7
"Fundo Estadual de Defesa Civil – Doações" / CNPJ 04.426.883/0001-57
Banco do Estado de Santa Catarina – BESC
Agência: 068-0
Conta Corrente: 80.000-0
"Fundo Estadual de Defesa Civil – Doações" / CNPJ 04.426.883/0001-57
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 04/12/2008)