A Comissão Européia aprovou a importação de soja produzida com a semente geneticamente modificada Roundup Ready 2, desenvolvida pelo conglomerado norte-americano Monsanto, para comercialização na Europa.
Nos próximos dez anos, a soja poderá ser colocada à venda em todos os 27 países-membros da União Européia (UE), anunciou em Bruxelas nesta quinta-feira (04/12) o órgão executivo do bloco.
A semente é resistente ao herbicida Roundup, também fabricado pela Monsanto, e tem alta produtividade, podendo ser utilizada na produção de alimentos e de rações animais.
A aprovação de organismos geneticamente modificados é uma questão que divide os países-membros da UE, porque a população em muitos deles é cética em relação a possíveis efeitos negativos para a saúde e o meio ambiente.
Quando não há consenso, a Comissão decide com base na avaliação dos peritos da Autoridade Européia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). De 2004 para cá, foi aprovada desta maneira uma série de produtos geneticamente modificados, na maioria das vezes milho transgênico. (lk)
(Deutsche Welle, 04/12/2008)