A representante da Associação de Moradores do Centro de Porto Alegre, artista plástica Zorávia Bettiol, defendeu nesta quinta-feira (04/12), a rejeição ao projeto Pontal do Estaleiro, que, segundo ela, "se for concretizado será um desastre para Porto Alegre". Apelou ao prefeito José Fogaça para que vete a proposta aprovada mês passado pela Câmara Municipal, pois, caso contrário, afirmou, o projeto abrirá um precedente para instalação de outros empreendimentos desta envergadura na orla do Guaíba. "A orla tem de ser preservada e seu uso deve ser acessível à população."
Para Zorávia, a sociedade contemporânea precisa ter um pensamento preservacionista em relação aos bens naturais do planeta. "Devemos pensar no presente, mas projetando nossa preocupação para as gerações futuras." A artista plástica disse que se Fogaça vetar o Pontal do Estaleiro, demonstrará à população que é um progressista. "As pessoas que elegeram o atual prefeito merecem ser respeitadas." Zorávia ainda fez um desagravo aos vereadores Beto Moesch (PP), Neuza Canabarro (PDT) e Cláudio Sebenelo (PSDB) pela "atitude corajosa que tiveram de denunciar publicamente" a oferta de supostos benefícios financeiros para que os vereadores votassem favoravelmente ao projeto. Elogiou ainda todos os vereadores que votaram contra a proposta do Pontal.
Em nome de suas bancadas, falaram os vereadores Luiz Braz (PSDB), Neuza Canabarro (PDT), José Ismael Heinen (Dem), Beto Moesch (PP), Margarete Moraes (PT), Dr. Raul (PMDB) e Alceu Brasinha (PTB). A sessão foi dirigida pelo vereador Sebastião Melo (PMDB).
(Por Marco Aurélio Marocco, Ascom CMPA, 04/12/2008)