Na próxima semana, Porto Alegre sedia o Seminário Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana. O evento acontece dias 9 e 10 de dezembro, no Auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, uma das promotoras, ao lado da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Prefeitura de Porto Alegre, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cosans). A expectativa dos organizadores é que participem mais de 150 pessoas. As inscrição podem ser feitas pelos fones: (51) 3289-4967 e 2125-3152.
O seminário tem o objetivo é debater conceitos e propostas, conhecer experiências exitosas e, com isso, subsidiar as novas ações, contribuindo para a construção de uma política de fomento à agricultura urbana e periurbana tanto na capital, quanto na Região Metropolitana.
O evento inicia na terça-feira (9), com abertura solene às 19h e palestra inaugural sobre a experiência mineira de remuneração de serviços ambientais. Na quarta-feira (10) o evento reinicia às 9h, com a apresentação do Programa de Apoio a Agricultura Urbana e Periurbana, que será feita por representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Ás 9h30min será demonstrada aos participantes a proposta do Centro de Referência em Agricultura Urbana da Furg. Ás 10h15min será apresentado o histórico e o contexto da Agricultura Urbana em Porto Alegre e, em seguida, a Agricultura e o Plano Diretor na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ás 14h, haverá um painel de relato das experiências em agricultura urbana de Alvorada, Eldorado do Sul, Charqueadas, São Leopoldo, Cachoeirinha e Gravataí.
(Governo do Estado, 04/12/2008)