Novo Hamburgo - Foi lançado ontem pela manhã, no campus 2 da Feevale, em Novo Hamburgo, o Programa de Educação Ambiental do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos).
Durante a solenidade, realizada no auditório do prédio Multicolor, foram apresentadas estratégias para a formação de novos multiplicadores a fim de aumentar o número de pessoas engajadas na causa de defesa da bacia do Rio dos Sinos. Apenas cinco dos 19 municípios integrantes do Consórcio estiveram representados.
A coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Flora Zeltzer, destacou que a idéia dos encontros como o de ontem é levar o programa para todos os locais. “Vamos trabalhar para que as secretarias de Educação de todos os municípios se engajem ao projeto.”
As universidades, ONGs, associações de bairros e sindicatos também são alvo do programa para a formação de novos divulgadores. “Os interlocutores são o elo entre os municípios e a coordenações dos projetos. Por isso, devemos agendar visitas também a câmaras de vereadores e demais segmentos da gestão municipal”, disse Flora. Ela salientou ainda que o carro chefe-chefe do programa é fazer a leitura da realidade ambiental local.
“Devemos conhecer bem de perto a realidade do rio. Com os trabalhos de campo, poderemos mostrar a muitas pessoas a realidade do nosso rio”, afirmou Flora para representantes de Novo Hamburgo, Esteio, Canoas, Nova Santa Rita e São Leopoldo.
O Pró-Sinos tem por objetivo a elaboração de projetos e implantação e operação de sistemas de saneamento básico. No dia 19 de abril do ano passado, prefeitos do Vale do Sinos subscreveram o Protocolo de Intenções. Em 16 de agosto de 2007, os chefes do Executivo celebraram a constituição do Pró-Sinos, após a aprovação da ata da Assembléia Geral. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, foi eleito presidente. O mandato da diretoria executiva é de dois anos.
(Jornal NH, 04/12/2008)