Projeto foi apresentado nesta semana pelo deputado Riva. Objetivo é levar ajuda para os milhares de desabrigados vítimas da enchente que destruiu o Estado catarinsense.
Para amenizar o sofrimento dos 70 mil desabrigados por causa da enchente que atingiu o Estado de Santa Catarina nos últimos 15 dias, a Assembléia Legislativa vai propor ao Governo do Estado a doação das madeiras apreendidas em Mato Grosso, para ajudar na reconstrução das casas que foram destruídas.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o número de mortos devido às chuvas que atingiu o estado subiu para 117. Trinta e uma pessoas estão desaparecidas e aproximadamente 70 mil estão desabrigadas.
“Apresentei o projeto para que Mato Grosso doe toda a madeira apreendida para Santa Catarina. Lá, mais de 30 mil casas que têm que ser reconstruídas. Defendo também que o próprio Ibama, em nível nacional, colabore porque tem muitas madeiras apreendidas apodrecendo e que podem amenizar o sofrimento dessas pessoas que perderam suas casas”, disse Riva, autor da proposta.
No projeto, o Executivo fica autorizado a doar a madeira apreendida pelos órgãos responsáveis, após o trânsito em julgado de sentença. Riva lembra que toda a madeira retirada irregularmente das florestas de Mato Grosso, pode, nesse momento, servir para reconstruir milhares de casas de Santa Catarina, estado castigado por fortes chuvas.
(Por Itimara Figueiredo, AL-MT, 03/12/2008)