Entre as doações estão tratores, ferramentas, serras elétricas e madeiraO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doará bens apreendidos pela Superintendência em Santa Catarina às vítimas da chuva em 12 municípios do Estado. A portaria que autoriza a doação foi assinada na terça-feira pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco.
A doação dos bens será formalizada com a assinatura de acordos com os municípios atingidos. Entre os itens disponíveis para doação estão tratores, ferramentas, serras elétricas e madeira.
Messias Franco determinou também que é prioridade a análise dos pedidos de licenciamento ambiental federal de projetos de recuperação de empreendimentos e atividades de infra-estrutura decorrentes dos danos causados pela chuva no Estado.
A portaria suspende ainda os prazos processuais de autos de infração aplicados nos municípios de Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luís Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio, declarados em estado de calamidade pública por 180 dias pelo governo estadual.
Na semana passada, o Ibama deslocou um helicóptero para auxiliar a Defesa Civil no socorro às vítimas em áreas isoladas, entre outras ações. Fiscais e carros do Ibama também foram colocados à disposição da Defesa Civil para ajudar no transporte de alimentos e donativos aos desabrigados.
(Diário Catarinense, 03/12/2008)