A crise financeira já chegou a Berlim - mais especificamente ao zoológico da cidade, que se prepara para desalojar seu habitante mais famoso, o urso polar Knut. Apesar de já ter rendido cerca de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões) à instituição com a venda de camisetas, brinquedos, CDs, DVDs e livros, a celebridade deve ser despejada até 2010 por falta de dinheiro, dizem os administradores do zoológico.
Knut precisa de uma área maior para si (ele atualmente já tem um espaço exclusivo no zoológico) e uma futura namorada. O urso de mais de 200 Kg completa dois anos na sexta-feira (5) e logo deve começar a procriar.
Um novo lar para o urso custaria em torno de 9 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) para o zoológico de Berlim, que afirma não ter condições de arcar com estes gastos em tempos de crise na economia.
Em depoimento ao jornal inglês "Mirror", o tratador do animal, Heiner Kloes, disse concordar com a decisão. "É hora dele ir. Logo encontrará uma casa melhor." Ele cuida de Knut desde setembro de 2008, quando Thomas Dörflein, ex-tratador do urso, morreu de infarto.
Já a população da cidade e os fãs do urso não se conformaram com o veredicto. Mais de 21 mil pessoas já assinaram uma petição pedindo que ele fique no zoológico.
Estão no páreo para ser a nova casa de Knut os zoológicos da Suécia e da Noruega, além da própria Alemanha, que abriga um forte candidato a receber a celebridade, o zoológico de Gelsenkirchen. Lá não há "apartamento duplo" disponível, mas por outro lado já vive no local uma possível namorada para Knut, a ursa Lara, de três anos.
Knut nasceu em 5 de dezembro de 2006. Rejeitado pela mãe, Tosca, foi criado pelos tratadores do zoológico e ganhou fama mundial.
(Folha Online, AmbienteBrasil, 04/12/2008)