Para os proprietários, trata-se de um paraíso de US$ 42 milhões (cerca de R$ 100 milhões) e 24 quilômetros quadrados de puro lazer. Para celebridades e ativistas, uma prisão depressiva.
O lugar em questão é o novo espaço que o Zoológico de Los Angeles está construindo para os elefantes. Segundo a Associated Press, trata-se de um espaço de tamanho proporcional ao dos seus futuros ocupantes, com locais reservados para lazer, com piscinas, buracos de lama e uma cachoeira.
Apesar da defesa do zoológico para a existência da nova casa dos elefantes, a decisão sobre a continuação ou não desta obra está sendo levada à câmara dos vereadores de Los Angeles.
A questão será discutida em meio a críticas de ativistas que lutam pelos direitos dos animais e celebridades, como as atrizes Halle Berry e Goldie Hawn e o apresentador de TV norte-americano Bob Barker.
Para eles, apesar de todo o aparato de resort do local, ele "continua sendo um confinamento depressivo para os animais que, na selva, andam quilômetros por dia".
O zoológico possui um histórico de problemas com elefantes. Funcionários afirmam, segundo a AP, que morreram vários nos últimos 40 anos, e sete não chegaram aos 20 anos (o que representa menos de 30% da expectativa de vida dos elefantes na selva, onde podem atingir os 70 anos).
(Folha Online, AmbienteBrasil, 04/12/2008)