O secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, garantiu que o governo do Estado irá iniciar as obras de perfuração do poço artesiano na Vila Carmelo imediatamente. O anúncio foi feito na última quarta-feira (02/12) em Porto Alegre, durante assinatura do convênio firmado entre os executivos estadual e municipal para viabilizar os trabalhos.
A estimativa inicial era de que as obras se concluíssem num prazo entre 45 e 60 dias. Contudo, diante da agilização determinada pelo titular da secretaria, a previsão é de que a comunidade seja beneficiada já nas próximas semanas. Presente ao ato, o prefeito Ney Padilha comemorou a decisão de Alba.
Articulador da iniciativa, o deputado rosariense Berfran Rosado lembra a importância da perfuração do poço na Vila Carmelo, apresentando dados alarmantes da Organização das Nações Unidas, que apontam que a maioria das doenças do planeta, hoje, é causada pelo uso de água imprópria para o consumo humano. "Cerca de 1,2 bilhão de pessoas não têm água de qualidade para beber; 2,4 bilhões não contam com serviços sanitários adequados; 2 milhões de crianças morrem, a cada ano, devido a doenças causadas por água contaminada, e a metade dos leitos hospitalares do mundo está ocupada por doentes afetados por enfermidades relacionadas com a água". Berfran informa, ainda, que nos países mais pobres, uma em cada cinco crianças morre antes de completar cinco anos de idade devido a doenças relacionadas à água.
Metade dos 219 moradores da Vila Carmelo são crianças e adolescentes, decorrendo daí uma das principais preocupações do parlamentar.
(Por Lurdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 03/12/2008)