Diante de um Teatro Dante Barone lotado, foram revelados, na noite desta quarta-feira (03/12), os vencedores do Prêmio de Responsabilidade Social 2008. Doze empresas receberam troféus-destaque pela adoção de práticas socialmente responsáveis. A novidade deste ano foi a criação da categoria específica Municípios, para incentivar a participação das prefeituras.
Na abertura do evento, o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), afirmou que ajudar as pessoas gera mais alegria a quem ajuda do que àqueles que recebem auxílio e que o RS tem demonstrado a sua capacidade de servir num momento em que o Estado de Santa Catarina vive uma tragédia. Na opinião de Moreira, “falta gente para carregar tudo que os gaúchos estão doando, como também sobra querendo servir, sendo esta uma das atribuições do Estado e da rede em fazer as pessoas terem confiança em fazer o que está ao seu alcance: construir políticas sociais”.
Representando a governadora Yeda Crusius, o secretário de Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, disse que o mundo que se desenha hoje necessita da união de esforços do poder público, das entidades civis e empresas para promover o bem-estar social. Segundo ele, acima de tudo, a sociedade deve apostar na formação e geração de capital social, como é o caso do Prêmio de Responsabilidade Social, que tem superado todas as expectativas a cada edição. “Vivemos um momento importante no Estado de crescimento da responsabilidade social, em que empresas, cada vez mais, se conscientizam, se especializam no trabalho voluntário em redes comunitárias”, enfatizou Schüler.
O coordenador geral da Comissão Mista que selecionou os vencedores, Guilherme Guaragna, disse que esta foi uma noite para celebrar o trabalho das empresas vencedoras do prêmio e de pessoas que dedicam seu tempo às causas sociais e o resultado que o Rio Grande do Sul tem obtido com seus indicadores de desenvolvimento. “O que há de mais importante não é a doação financeira e material que, muitas vezes, acontece no projeto, mas o que tem por trás disso: a entrega pessoal e dedicação de tempo individual para promoção da vida”, destacou Guaragna.
O Troféu Responsabilidade Social Destaque-RS foi entregue a dez empresas e entidades nas seguintes categorias:
- Micro e pequenas empresas - Local - Locadora de Ônibus Canoas;
- Médias empresas - Laboratórios Weinmann;
- Grandes empresas - Alberto Pasqualini - Refap;
- Municípios - Prefeitura Municipal de Panambi;
- EFSL acima de R$ 500 mil - Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre;
- EFSL até R$ 500 mil - Fundação ACCIE de Erechim;
- Instituições privadas de ensino fundamental e médio - Fundação Educacional João XXIII;
- Instituições de ensino profissionalizante - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai;
- Instituições de ensino superior - Universidade do Vale do Sinos - Unisinos;
- Entidades governamentais - Sulgas - Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul.
Nos temas norteadores “Ações de Planejamento Familiar” e “Projetos de Sustentabilidade”, foram agraciados, respectivamente:
- o Programa Social Educativo de Profissionalização de Adolescentes (Prosepa), da Brigada Militar e;
- a Associação Sulina de Crédito e Assitência Rural (Ascar).
Também foram entregues medalhas e certificados de Responsabilidade Social a 242 empresas e entidades. A edição 2008 do prêmio recebeu 272 inscrições, alcançando a meta da comissão organizadora. As medalhas e os troféus foram uma criação do artista plástico José Carlos Moura.
As empresas instaladas no Rio Grande do Sul foram selecionadas a partir de avaliação de desempenho do balanço social e do relatório de responsabilidade social.
O prêmio
Criado em 2000 pela Lei nº 11.440, o Prêmio concedido pelo Parlamento gaúcho, por intermédio do Departamento de Relações Institucionais da AL, é coordenado por representantes de entidades e instituições da sociedade civil reunidos na Comissão Mista que analisa e avalia as ações das empresas e entidades a partir do seu balanço contábil, onde são verificados os investimentos em ações sociais.
Comissão mista
Definida por Resolução da Mesa Diretora da AL-RS, a Comissão Mista é integrada pelas seguintes instituições: Federação das Indústrias do Estado do RS (FIERGS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (FEDERASUL), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (FECOMÉRCIO), Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Serviço Social do Comércio (SESC), Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), Fórum dos Reitores das Universidades do Rio Grande do Sul, Parceiros Voluntários, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do RS (SEBRAE - RS), Serviço Social da Indústria (SESI), Sindicado dos Estabelecimentos do Ensino Privado (SINEPE-RS), Fórum de Responsabilidade Social (FÓRUM-RS) e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS-SESCOOP/RS).
(Por Marinella Peruzzo, Agência de Notícias AL-RS, 03/12/2008)