O secretário de Planejamento Municipal José Fortunatti esteve, na manhã desta quarta-feira (03/12), reunido na Câmara Municipal de Porto Alegre com vereadores da base aliada do governo José Fogaça. Na ocasião, Fortunatti reiterou a importância de o Plenário votar, até o final deste ano, os projetos da Arena (Grêmio) e do Complexo Beira-Rio (Internacional), enviados pelo Executivo ao Legislativo porto-alegrense.
O secretário informou que o prazo estipulado pela Fifa para que os estádios interessados em sediarem a Copa do Mundo apresentem seus projetos, com as garantias necessárias, é até 15 de janeiro. Conforme Fortunatti, a aprovação dos projetos do Executivo é a forma que os clubes da Capital tem para poderem buscar recursos junto à iniciativa privada para a implementação das reformas previstas.
Em março, como lembrou Fortunatti, a Fifa anuncia as cidades escolhidas. Ele disse ainda que, entre as cidade brasileiras, Porto Alegre é uma exceção porque nenhum dos estádios receberá recursos de forma direta do poder público. "O Executivo pretende, então, possibilitar que a Copa aconteça através dos projetos apresentados, que alteram o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental)".
O arquiteto Newton Baggio, da SPM, explicou aos vereadores as diferenças entre o PDDUA atual, os projetos do Executivo e os substitutivos aos projetos, apresentados pela vereadora Margarete Moraes (PT). A reunião foi dirigida pelo vereador Professor Garcia (PMDB), líder do governo municipal na Câmara. O secretário da Fazenda Cristiano Tatsch também esteve na reunião.
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 03/12/2008)