O Programa de Conservação de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizou na tarde de hoje, 3, duas ações de ocorrência típica do período da primavera em Porto Alegre.
O primeiro atendimento refere-se a conflito entre falcões que fazem ninhos junto a janelas de residências e moradores, na Rua Clara Nunes, 742, bairro Restinga, com a participação de técnicos da Fundação Zoobotânica. No local, foi dada orientação à proprietária para evitar acidentes.
A outra ação diz respeito ao resgate de uma marreca da espécie Piadeira (Dendrocygna viduata) e oito filhotes que apareceram em uma piscina na Avenida Túlio de Rose, nº 400. Trata-se de um caso de reincidência, uma vez que em novembro de 2007, na mesma área, uma marreca nidificou em terreno baldio e teve oito filhotes.
Segundo a coordenadora do Programa, Soraya Ribeiro, a ocorrência demonstra a fidelidade dos animais aos seus locais de reprodução e a importância do monitoramento da fauna em empreendimentos modificadores do ambiente natural. Os animais foram transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres.
(Prefeitura de Porto Alegre, 03/12/2008)