Porto Alegre vai contar com um novo serviço de reciclagem a partir da metade de fevereiro de 2009, incluído no Centro de Transformação Socioambiental (CTSA), projeto bancado pelo BarraShoppingSul, centro de compras inaugurado recentemente no bairro Cristal, e coordenado pela ONG Solidariedade, com sede na capital.
As obras, na Rua Chico Pedro, 500, ainda estão na fase inicial. Quando começarem os trabalhos, deverá ocupar 60 trabalhadores. O coordenador financeiro da ONG, Sérgio Amaral, ressalta que a parte de capacitação profissional já está em funcionamento, com a utilização das salas de aula da escola Aramy Silva, e a parte de produção deve começar ainda este mês, em caráter experimental.
"Nós não chamamos o CTSA de galpão de reciclagem, porque nada tem a ver com os galpões existentes na cidade. Preferimos chamá-lo pelo seu próprio nome, já que é importante fixar, em quem conhece o projeto, a idéia de um novo conceito de ocupação de mão-de-obra, de transformação do social e do ambiental", diz Amaral.
Segundo ele, o Centro já colocou 70 pessoas em trabalho fixo no BarraShopping e outras 130 pessoas em trabalho temporário. "Além da capacitação, será a prestação de serviços, como forma de emprego da mão-de-obra qualificada por nós. Também faremos a produção de blocos de concreto a partir do reaproveitamento de resíduos da construção civil. Teremos ainda uma cozinha comunitária, que além de servir aos trabalhadores do projeto, irá produzir alimentação para oferecer a empresas, eventos, entre outros" explica Amaral.
Ainda não foram definidos todos os cursos de capacitação profissional que funcionarão no CTSA. Por ser direcionado a uma população mais carente, o Centro vai atuar sobretudo nas áreas que exijam menor escolaridade como pré-requisito, como os serviços gerais, estoquista, portaria, pedreiro, eletricista, entre outros. "Uma primeira turma foi concluída no final de novembro e grande parte dos alunos já foi aproveitada no BarraShopping, mas também vamos iniciar em breve turmas de alfabetização e informática, como suporte a outros cursos", afirma.
Solidariedade
A ONG Solidariedade foi fundada em janeiro de 2001 por um grupo de pessoas originárias, em sua maioria, do Orçamento Participativo de Porto Alegre.
Atualmente a ONG é dirigida por seis coordenadores: Eduino de Mattos, Miguel Rangel, Sérgio Amaral, Andresa Nascimento, Rudimar Arbelo e Darlan de Oliveira. "Em comum, temos a preocupação em aprofundar a participação do cidadão na gestão e melhoria da cidade", diz Amaral.
(Por Cleber Dioni, AmbienteJÁ, 04/12/2008)