Uma pesquisa realizada pela Motorola em 12 metrópoles demonstra que a poluição sonora tem dificultado a comunicação via celular, nas ruas e lugares públicosSegundo a empresa, o objetivo da análise, divulgada nesta segunda-feira, 01, é entender o quanto as conversas por celular são impactadas pela poluição sonora. Outro propósito do estudo foi detectar a importância para os usuários dos benefícios oferecidos pela Crystal Talk, tecnologia desenvolvida pela Motorola, para melhorar a experiência das ligações.
Para constatar o impacto do barulho no cotidiano dos centros urbanos, a fabricante entrevistou, entre julho e agosto, 7,5 mil pessoas, com idade entre 18 e 87 anos. A pesquisa foi realizada nas seguintes cidades: São Paulo, Nova York, Londres, Paris, Roma, Beijing , Nova Délhi, Mumbai (Índia), Cidade do México, Bangcoc, Berlim e Toronto.
Em São Paulo, 98% dos entrevistados afirmaram que, quando estão em um local público, precisam elevar o volume de voz durante uma conversa pelo celular. Dos usuários paulistanos ouvidos, 92% já tiveram que encerrar uma conversa devido ao excesso de barulho no local.
A mesma questão alcançou 94% em Bangcoc, 85% em Pequim, 77% em Berlim, 89% em Nova Délhi, 72% em Londres, 93% na Cidade do México, 92% em Mumbai, 73% em Nova York, 79% em Roma e 72% em Toronto.
“A tecnologia CrystalTalk utiliza redução de ruído de microfone, melhorias na audição para adaptação aos ruídos e, em alguns produtos, um captador de voz duplo para melhorar a qualidade, a nitidez e a compreensão da fala no aparelho móvel quando o usuário está em um local barulhento”, afirma Joel Clark, diretor de Tecnologia Acústica e de Áudio da Motorola.
(
Baguete Online, 03/12/2008)