A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai apresentar, na próxima quinta e sexta-feira (04 e 05) a política ambiental praticada no Estado aos secretários municipais do Meio Ambiente que assumirão o cargo em 2009 no Paraná. O evento será realizado em paralelo ao II Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná, que começa na quarta-feira (03) em Foz do Iguaçu e é organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano.
No evento voltado aos secretários municipais de Meio Ambiente, o principal objetivo será apresentar as atribuições do Sistema SEMA – composto pela Secretaria e suas vinculadas Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Instituto de Terras, Cartografia e Goeciências (ITCG).
Nele, os futuros secretários vão conhecer programas como o Mata Ciliar, que já plantou 92 milhões de mudas de espécies nativas às margens de rios e nascentes; e Desperdício Zero, que tem como objetivo reduzir em 30% o volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários através do estímulo à reciclagem.
IAP – O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, adiantou que a apresentação do órgão ambiental irá tratar da importância das gestões municipais trabalharem de maneira integrada com o governo estadual na proteção ao meio ambiente.
Burko, que já foi prefeito de Guarapuava durante dois mandatos, irá usar a experiência adquirida nestas gestões que lhe renderam homenagens para apresentar formas de efetivar esta integração. Entre as homenagens recebidas por Burko enquanto prefeito estão a menção honrosa na área ambiental ‘Forest 99’, conquistada no 6° Congresso Internacional sobre Florestas - Forest 99 (considerado o mais importante evento ambiental já realizado no Brasil); e a medalha de mérito em gestão ambiental concedida pelo Ministério do Meio Ambiente, em reconhecimento aos projetos de preservação ambiental.
SUDERHSA - O presidente da Suderhsa, João Lech Samek, destacou que a apresentação da Superintendência será baseada nos serviços ambientais prestados. “Os secretários devem conhecer sobre a Outorga, o Plano Municipal de Recursos Hídricos e as exigências do Ministério Público sobre o assunto, e o nosso trabalho de recolhimento das embalagens de agrotóxicos, que já alcança a marca de 97% das embalagens devidamente encaminhadas”, destacou.
Segundo ele, a Suderhsa está desenvolvendo diversas ações no sentido de dinamizar a Gestão dos Recursos Hídricos no Estado. “Mas dependemos do total engajamento dos secretários municipais neste processo para dar continuidade às boas práticas já exercidas”, declarou Samek.
ITCG – O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e os trabalhos de regularização fundiária serão o carro-chefe da apresentação do ITCG, antecipou o presidente do órgão de terras, José Antônio Peres Gediel.
O ZEE faz parte da política nacional do Meio Ambiente e tem como objetivo assegurar a qualidade ambiental, do solo e dos recursos hídricos, a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, promovendo o desenvolvimento sustentável da sociedade. “Para isso, estudam-se as características da área, dividem-se as bacias hidrográficas em zonas e definem-se as atividades e projetos que serão permitidos ou proibidos no local, de acordo com as necessidades de conservação e recuperação dos recursos naturais”, exemplificou Gediel.
(
Agência Estado, 03/12/2008)