As questões relacionadas à recuperação dos recursos hídricos e resíduos sólidos estiveram em debate nesta sexta-feira (28/11), na escola estadual Daniel de Oliveira Paiva (CADOP) durante a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cachoeirinha.
Realizada pela Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente o debate sobre Mudanças Climáticas e Escassez de água entre outros temas mantiveram a platéia de mais de 150 pessoas atenta e participativa.
"Dentre as muitas questões, tivemos como temática principal o gerenciamento e os métodos e alternativas corretas de aproveitamento desses recursos. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura da Terra, causada pelo efeito estufa, as enchentes em Santa Catarina, o Rio Gravataí foram outros temas abordados, neste evento e em outros nos quais a Secretaria de Meio Ambiente tem participado ou realizado", ressalta o secretário de Meio Ambiente, Luis Carlos Machado.
O titular da Secretaria do Meio Ambiente também destacou a importância da Conferência. "Aqui estamos realizando uma discussão sobre a gestão dos recursos hídricos e resíduos sólidos objetivando sensibilizar, alertar e partilhar informações e experiências sobre as boas práticas da gestão dos recursos hídricos e resíduos sólidos".
Durante a cerimônia de abertura o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Leandro Silva lembrou que as conferências são espaços para debater e discutir políticas públicas para as questões ambientais.
"Este evento servirá de parâmetro para sabermos o que a população pensa sobre as questões locais do meio ambiente". Já o presidente da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG), Marcelo Domingues destacou a importância da implantação da coleta seletiva no município. "Estamos aqui para colaborar nesse processo de implantação da coleta seletiva. Essa é uma oportunidade ímpar. Temos que avançar". De avanços também falou a representante da Câmara de Vereadores, Rosane Lipert. "Estamos preocupados com as questões ambientais, mas acredito que só conseguiremos avançar se houver uma mudança de hábito. Hoje o debate será muito rico e esperamos a partir daqui, propor uma mudança de hábito dos nossos munícipes".
O evento prosseguiu durante o dia com a apresentação de vídeos relatando a grave situação da bacia do Rio Gravataí e palestras com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento -CORSAN e integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Gravataí que apontaram os índices de poluição e retirada de lixo. Já no campo dos resíduos sólidos, o sociólogo Cristiano Benitez, abordou o tema geração de emprego e renda com o trabalho de reciclagem nas cidades e o mestrando em engenharia, Eduardo Schneider falou sobre seu projeto de lixo tecnológico.
Além das palestras os participantes, da 2ª Conferência do Meio ambiente, acompanharam exposições de roupas e utensílios produzidos com garrafas pet. No final do encontro a Secretaria municipal de Meio Ambiente apresentou aos participantes ações e realizações da Secretaria. "Este ano foi bastante produtivo assinamos o Termo de Cooperação com o Ministério Público que preserva o corredor ecológico da bacia do Gravataí, também recebemos o prêmio Destaque Ambiental Famurs e firmamos parceria com os Parceiros pela Natureza, do Instituto Unibanco", comemora o Secretário de Meio Ambiente, Luis Carlos Machado.
(Prefeitura de Cachoeirinha, 02/12/2008)