O Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa (FGPmaisL), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, é convidado especial do Seminário Estadual de Produção e Consumo Sustentável do Estado do Espírito Santo. O evento acontece nesta terça-feira (2), na Assembléia Legislativa capixaba, e tem o objetivo de dar os primeiros passos para a formação do Fórum Estadual de Produção e Consumo Sustentável do Espírito Santo.
O Rio Grande do Sul é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como referência nacional no tema. A secretária-executiva do FGPmaisL, Ana Maria Cruzat, assessora técnica da Sema, participará do seminário para falar sobre as experiências e os desafios do órgão gaúcho criado em 2006.
Também serão palestrantes a representante do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL)/Senai/RS, Joseane Machado de Oliveira; os representantes do Ministério do Meio Ambiente, Fernanda Daltro, que falará sobre consumo sustentável, e José Alfredo Araújo apresentando a Rede Brasileira de Fóruns de Produção e Consumo Sustentável.
Conforme Ana Cruzat, o evento no Espírito Santo atende a uma seqüência de planejamento do MMA para a melhoria do ambiente global e das práticas de produção e consumo sustentáveis, por meio da implantação estratégica de instâncias estaduais formadas por instituições que trabalham com ações voltadas ao tema.
(Governo do Estado, 02/12/2008)