Pessoas foram encaminhadas a unidades de saúde de Blumenau e IlhotaUso de calçados e luvas impermeáveis é maneira de evitar doença.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina já foi notificada de dez casos suspeitos de leptospirose até esta segunda-feira (1º). Os pacientes foram encaminhadas às unidades de saúde de Blumenau (SC) e Ilhota (SC) no fim de semana.
A leptospirose é transmitida principalmente pelo contato com a urina de roedores e se manifesta com freqüência em situação de enchentes. De acordo com a secretaria, a melhor maneira de evitá-la é utilizar calçados e luvas impermeáveis, para reduzir o contato com água ou lama contaminados.
Segundo a secretaria, os sintomas da leptospirose costumam aparecer entre dois e 30 dias após a infecção e as manifestações iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue e a recomendação é que, ao perceber um ou mais sintomas ligados à leptospirose, a pessoa procure atendimento médico para receber o devido tratamento.
(
G1, 01/11/2008)