Número de desabrigados somam 819 nos munícipios mais atingidos
Rio - Um levantamento feito no início da manhã desta segunda-feira, pela coordenação da Defesa Civil do Estado mostra que o número de desalojados em função das chuvas é de 2.050 e o total de desabrigados é de 819. Em todo Estado, os municípios mais afetados pelas chuvas são Campos de Goytacazes e Rio Bonito.
Durante o final de semana, o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, estiveram em Campos de Goytacazes no Norte Fluminense, acompanhando as ações de assistência aos moradores atingidos pelas enchentes, e verificando os desabamentos registrados em função das fortes chuvas registradas no sábado.
Cerca de cinco mil pessoas foram afetadas e o comandante Pedro Machado decretou situação de emergência nas áreas mais castigadas. Na manhã deste domingo, dois helicópteros da Polícia Civil, incluindo o novo blindado, foram enviados para o Município, para ajudarem no socorro às vítimas.
Cinco municípios continuam em situação de emergência: Carapebus (Norte), Silva Jardim (Litorânea), Paracambi (Baixada Fluminense), Barra do Piraí (Centro-Sul) e Rio Bonito. Nestas cidades foram registradas inundações e desabamentos, e, junto com Campos de Goytacazes, concentram a maioria dos desalojados e desabrigados.
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que as chuvas dos últimos dias já afetaram mais de 394 mil pessoas em todo Estado, deixando ainda 3 mortos (uma em Volta Redonda e duas em Rio Bonito).
(O Dia, 01/12/2008)