O senador João Pedro (PT-AM) parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pelo lançamento, nesta segunda-feira (01/12), do Plano Nacional de Mudança Climática. O parlamentar elogiou as "metas ambiciosas" do plano, citando duas: a diminuição do desmatamento em 40% até 2010; e a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera em 4,8 bilhões de toneladas até 2018.
João Pedro citou o aumento do desmatamento constatado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos últimos 12 meses, totalizando 3,8%. Foram, de acordo com o senador, 11.968 quilômetros quadrados a menos de florestas, cerca de oito vezes o tamanho do município de São Paulo.
- Não podemos conviver com esses números - afirmou, da tribuna.
Para o senador, a discussão sobre a crise econômica internacional tem de passar pelo tema ambiental.
- O debate econômico não pode ser feito sem o componente ambiental, sob pena de comprometer a vida no planeta - afirmou, lembrando a tragédia que as chuvas em excesso causaram em vários estados brasileiros, principalmente em Santa Catarina.
O parlamentar informou que, em telefonema, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Aloizio Mercadante (PT-SP), comunicou a ele que a audiência pública com os presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, foi transferida desta terça-feira (02/12) para quinta-feira (04/12).
(Agência Senado, 01/12/2008)