(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
plantas medicinais
2008-12-02

Pesquisa desenvolvida para a tese de doutorado de Danielle Cotta de Mello Nunes da Silva alcançou resultados promissores ao empregar a tecnologia supercrítica para a obtenção de extratos de plantas medicinais e aromáticas. De acordo com a pesquisadora, os produtos gerados pelo processo apresentaram as mesmas atividades daqueles extraídos por técnicas consideradas convencionais. “A vantagem do uso da tecnologia supercrítica é que, além de apresentar um custo equivalente aos das demais técnicas, ela praticamente não produz resíduos e ainda pode gerar créditos de carbono”, afirma a professora Maria Angela de Almeida Meireles, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, responsável pela orientação do trabalho.

As plantas tomadas para estudo por Danielle foram: ginseng brasileiro (Pfaffia glomerata), quebra-pedra (Phyllanthus niruri) e alfazema-do-brasil (Aloysia gratíssima). As espécies, cedidas pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, foram escolhidas porque têm larga aplicação na medicina popular. A professora Angela explica que tanto o ginseng brasileiro quanto o quebra-pedra são amplamente usados pela população devido às suas propriedades antiinflamatórias. Já a alfazema-do-brasil, por ser extremamente aromática, também pode ter o óleo essencial aproveitado para a produção de cosméticos e até mesmo perfumes.

De acordo com os estudos de Danielle, o óleo essencial extraído da alfazema-do-brasil apresentou uma composição diferente daquela relatada na literatura. Foram identificados no extrato dois compostos (pinocanfona e isopinocanfona). “São substâncias que, dependendo da dosagem, podem servir de remédio ou podem ser extremamente tóxicas”, explica a autora da tese. Quanto à quebra-pedra, o extrato apresentou a mesma composição registrada pela literatura. Entre as plantas analisadas, o ginseng brasileiro foi o que demonstrou atividade antioxidante mais significativa. A professora Angela observa que, no caso desta última espécie, o trabalho propôs uma nova abordagem. Em vez das raízes foram usadas as folhas da planta para a obtenção do extrato. Normalmente, esse material é descartado.

A composição do extrato extraído das folhas, de acordo com Danielle, apresentou características semelhantes às do obtido das raízes. “Esse dado é relevante, pois as raízes do ginseng brasileiro somente ficam prontas para serem utilizadas quando a planta atinge os cinco anos de idade. Ou seja, o estudo abre a possibilidade para o aproveitamento das folhas, que têm sido descartadas como resíduos, até que as raízes estejam em condições de serem empregadas no processo”, esclarece a professora Angela. Ainda em relação ao estudo com o ginseng, a autora da pesquisa adicionou ao processo de extração o etanol, que cumpriu o papel de co-solvente.

Empregado em quantidade reduzida, o etanol tem a função de alterar as características do solvente principal, no caso o dióxido de carbono (CO2) pressurizado, de modo a aumentar o rendimento final do extrato. “Na discussão atual acerca da preservação do meio ambiente, a tecnologia supercrítica surge como uma alternativa extremamente vantajosa. Ao contrário de gerar CO2, ela o utiliza no processo de extração, o que pode gerar crédito de carbono. Ademais, o processo de separação da matéria-prima do solvente envolve apenas o abaixamento de temperatura e pressão. E por não utilizar solventes orgânicos – ou utilizá-los em quantidades mínimas como co-solventes –, o processo praticamente não produz resíduos. Em outras palavras, podemos considerá-la como uma tecnologia ‘limpa’”, detalha a professora Angela. Ela acrescenta que o estudo sobre as atividades biológicas dos extratos foi desenvolvido em colaboração com a Universidade de Montpellier (França), por meio da professora Chantal Menut e graças a um convênio denominado Capes-Cofecub.

Para docente, indústria precisa participar mais

A professora Maria Angela de Almeida Meireles foi a responsável pela implantação, em 1986, da linha de pesquisa com plantas aromáticas, medicinais e condimentares na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. Ela informa que o uso da tecnologia supercrítica nessa área deverá abrir novas possibilidades em relação ao processo de obtenção de matéria-prima para os setores farmacêutico, de cosmético e de alimentos. Embora tenha sido desenvolvida recentemente, a técnica é utilizada rotineiramente em países como Japão, Estados Unidos e China. Na América do Sul, porém, a indústria ainda não tem lançado mão dessa alternativa.

Outro dado importante revelado pela docente diz respeito à produção de equipamentos associados à tecnologia supercrítica. A China, por exemplo, saiu na frente nessa corrida. “Com o conhecimento que os pesquisadores brasileiros acumularam nos últimos anos, o país também teria condições de produzir esses equipamentos, mas infelizmente não estamos fazendo isso. Até aqui, o nosso grupo aqui da FEA encontrou apoio do setor produtivo apenas para o desenvolvimento de processos, mas não tivemos essa mesma oportunidade no que se refere a equipamentos. Na prática, não vejo motivo para que os chineses estejam trabalhando nesse sentido e nós, não. Para não perdermos mais tempo, penso que a indústria brasileira precisa entrar rapidamente nesse jogo”.

Retornando à questão do processo, a docente da Unicamp também identifica um obstáculo importante para que a tecnologia seja transferida da academia para a indústria. Ocorre, de acordo com ela, que o Brasil tem pouca tradição na área de engenharia de processos, notadamente no que se refere à fitoquímica. “Como os profissionais da indústria entendem muito de produto, mas pouco de processo, a interlocução com a academia fica relativamente prejudicada”, explica. Ademais, prossegue a professora Angela, o fato de o país dispor de muito conhecimento em termos de ciência básica, mas pouco conhecimento em termos de engenharia, cria outro problema. Segundo ela, a otimização do processo leva freqüentemente à ampliação da escala de produção de matéria-prima, cujo valor agregado é altíssimo. “Ou seja, se não aperfeiçoamos o processo, não incrementamos a produção. Isso faz toda a diferença”, analisa.

O grupo coordenado pela docente está iniciando um novo projeto a partir do uso da tecnologia supercrítica. O desafio agora é empregar a técnica para produzir micro e nanopartículas, acoplando os sistemas de extração e particulação. Dito de outra maneira, os pesquisadores querem que os extratos obtidos das plantas sejam injetados diretamente no sistema de particulação, formando minúsculas cápsulas. A idéia é que as substâncias tenham maior estabilidade e sejam liberadas de forma controlada. “Não sei se teremos sucesso no curto prazo, mas o fato é que vamos abraçar essa missão”, adianta a professora Angela. A pesquisa está sendo financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

(Por Manuel Alves Filho, Jornal da Unicamp, 02/12/2008) 


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -