O prefeito José Fogaça participa amanhã, 2, em São Paulo, do lançamento da Rede Amigos da Amazônia (RAA), na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Durante o evento, Fogaça irá renovar o compromisso da Capital com o programa Cidade Amiga da Amazônia, formalizado em 2006 junto ao Greenpeace, dando continuidade à política municipal de combate à utilização de madeira ilegal em obras públicas. Além de falar sobre a experiência do município com o programa, o prefeito confirmará a participação de Porto Alegre na Rede de Amigos da Amazônia.
Conforme termo de compromisso firmado em 2006 junto ao Greenpeace, Fogaça assinou, em outubro do ano passado, decreto municipal estabelecendo procedimentos de controle ambiental para a utilização de produtos e subprodutos de madeira nativa em obras e serviços contratados pelo município, evitando o consumo de madeira de origem criminosa em compras e licitações públicas. Com a iniciativa da prefeitura, Porto Alegre foi a primeira capital brasileira a aderir ao programa. "É uma forma eficaz adotada pelo Greenpeace para a valorização do papel dos governos locais nas políticas públicas ambientais", considera Fogaça.
A iniciativa tem como objetivo criar uma rede de colaboração e ação envolvendo atores governamentais, não-governamentais, além de setores públicos e privados para a adoção de políticas e medidas de consumo sustentável de madeira e produtos manufaturados com madeira proveniente da Amazônia, gerando informações confiáveis sobre o setor e apoiando um processo de reestruturação do mercado de madeira nativa amazônica, a partir de sua demanda.
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/12/2008)