O rio Ururaí, que corta Campos dos Goytacazes (norte fluminense, a 274 km do Rio), transbordou devido às chuvas e já deixou ao menos 2.000 famílias isoladas pela enchente e 1.500 pessoas tiveram de deixar suas casas, de acordo com a Defesa Civil Municipal.
A preocupação na cidade é que nível do rio continuava a subir com as chuvas de ontem e há previsão de novas pancadas de chuva entre hoje e amanhã.
As chuvas atingem o Rio de Janeiro há cerca de duas semanas e 3.786 pessoas já foram obrigadas a deixar suas casas no interior do Estado.
"Choveu 500 mm no mês, quando a média anual de chuva na cidade é de 1.050 mm. Nunca vimos um volume de chuva desse em um mês", disse Henrique Oliveira, comandante da Defesa Civil de Campos.
A prefeitura deve decretar hoje situação de emergência nos pontos mais atingidos. Dois helicópteros da Polícia Civil foram utilizados para resgate e socorro às vítimas.
Em Rio Bonito (baixada litorânea, a 74 km da capital), um deslizamento de terra atingiu cinco casas na manhã de ontem. As casas já estavam interditadas devido ao risco de desabamento. Não houve feridos.
A cidade, onde duas pessoas morreram na terça-feira em um deslizamento de terra, teve a situação de emergência decretada na quinta-feira. Há 80 desabrigados (hospedados em abrigos públicos) e 1.350 desalojados (em casas de amigos e parentes). Outras quatro cidades fluminenses ainda estão em estado de emergência.
(Folha de S. Paulo, 01/12/2008)