Além das pessoas que estão sendo socorridas em decorrência das chuvas e deslizamento de terra na região do Vale do Itajaí, os animais também precisam de ajuda. Cachorros, gatos, cavalos, estão adoecendo e morrendo à espera de socorro.
Municípios de Palhoça, Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville concentram a pior situação para os animais, neste momento.
Através do Grupo pela Abolição do Especismo de Porto Alegre (GAE- POA) , ONG Viva Bicho, Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu), Associação Itajaiense de Protetores dos Animais, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), uma campanha de arrecadação de mantimentos para os animais foi lançada.
Segundo as ONGs, a principal carência é ração (cães, gatos, eqüinos, ruminantes) e potes para ração e água. As arrecadações em Florianópolis e em outras cidades como Porto Alegre e São Paulo, têm se concentrado em ração.
No último domingo (30/11), um caminhão de pequeno porte, de Florianópolis, transportando doações para pessoas e animais desabrigados, chegou a Itajaí. Mas as arrecadações continuam, já que os animais não têm como pedir ajuda e não podem socorrer uns aos outros.
De acordo com as ONGs responsáveis pela campanha, qualquer doação reverterá na ajuda imediata para resgate e tratamento dos animais sobreviventes.
Como ajudar
Em Florianópolis a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), está disponível como posto de coleta. Mais informações pelo telefone: (48) 2107-2700 ou e-mail : ordepdarc@gmail.com.
Para compra de medicação, alimentação, cordas e potes, doações em dinheiro também podem ser feitas.
Em Itajaí: Banco do Brasil, C/C 20793-4, Agência 1489-3, para a ONG Viva Bicho. Telefone: (47) 8425-1459.
Em Blumenau, para a ONG Aprablu, Banco Besc, Agência 003, C/C 119.206-8. E-mail: aprablu@terra.com.br
Em Passo Fundo, voluntários da Amigo Bicho conseguiram apoio da Defesa Civil local para que sejam enviadas a Santa Catarina rações para gatos, cães, cavalos e bois, assim como doações de potes, coleiras e correntes, a serem arrecadados na cidade. Os donativos podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, devendo as embalagens ser identificadas como sendo "para animais". Mais informações nos telefones: (54) 9188 3564, (54) 8402 5726.
(Cibelly Favero, Ambiente JÁ, 01/12/2008)