Devido às fortes chuvas que atingiram as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), decretou, na quarta-feira (26), luto oficial por três dias no estado. A medida é válida a partir de hoje e será acatada por todos os órgãos da administração pública.
No Decreto nº 1.908, Luiz Henrique declara “o profundo pesar de todo o povo catarinense em razão da tragédia ocasionada pelas enxurradas que assolam o estado”. Ele ainda se solidarizou aos que perderam familiares durante a catástrofe e encerrou dizendo “que o momento enseja espírito de união fraterna e superação dos graves danos sofridos por municípios catarinenses, para que cidadãos e famílias atingidas possam voltar com segurança e dignidade aos seus lares e, assim, reconstruírem suas vidas”.
Em outro documento que também foi publicado ontem, o governador decretou estado de calamidade pública em 12 municípios, além de ampliar, em outro decreto, a lista de municípios em Estado de Emergência. A declaração de estado de calamidade pública pelo Estado será válida por 180 dias.
Calamidade pública- Benedito Novo
- Blumenau
- Brusque
- Camboriú
- Gaspar
- Ilhota
- Itajaí
- Itapoá
- Luis Alves
- Nova Trento
- Rio dos Cedros
- Rodeio
Estado de emergência- Anitápolis
- Araranguá
- Antônio Carlos
- Balneário de Piçarras
- Bom Jardim da Serra
- Botuverá
- Canelinha
- Canoinhas;
- Chapadão do Lageado
- Garuva
- Governador Celso Ramos
- Gravatal
- Guabiruba
- Imbuia
- Indaial
- Jaborá
- Lauro Müller
- Major Gercino
- Orleans
- Paulo Lopes
- Penha
- Pomerode
- Porto Belo
- Presidente Getúlio
- Rancho Queimado
- Rodeio
- São Bonifácio
- São João Batista
- São Martinho
- São Pedro de Alcântara
- Schroeder
- Tubarão
- Urupema
(
AL-SC, 27/11/2008)