Leitor-repórter- Enviado por Guísela Maria Guitel, diretora da escola São Francisco de Assis
“A Escola de Educação Infantil São Francisco de Assis desempenha suas funções de educar e cuidar das crianças há mais de sete décadas. Nossa escola foi o primeiro imóvel construído em Porto Alegre com o propósito de servir como creche para crianças de quatro meses a seis anos. Sua fundação se deu por meio de um grupo de senhoras que, em 9 de julho de 1928, com o objetivo de acolher crianças menos favorecidas cujas mães trabalhassem e não tivessem com quem deixar seus filhos, criaram a Associação Beneficente de Senhoras de São Francisco de Assis.
A prefeitura de Porto Alegre, sob o governo do prefeito Alberto Bins, doou a área situada na Travessa Harmonia, hoje Rua Alberto Torres, 194, no bairro Cidade Baixa – local onde até hoje funciona a creche. Em 1929, foi colocada a pedra fundamental do prédio e, em 1932, inaugurada a creche. Desde então, milhares de crianças já passaram pela instituição.
Há mais ou menos 10 anos foi lançada a Campanha da Coleta de Jornais, Latinhas e Garrafas PET, na qual toda a comunidade é convidada a colaborar. O material doado é colocado em um depósito para venda. O dinheiro arrecadado é utilizado para cobrir despesas da creche.
Essa campanha tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente. A reciclagem diminui a poluição do solo, da água e do ar; evita o desmatamento; melhora a limpeza da cidade, evitando o entupimento de bueiros e enchentes; reduz o consumo de energia; promove economia para as indústrias; evita o esgotamento dos recursos naturais; reduz os custos da limpeza urbana; aumenta a vida útil dos aterros sanitários e gera empregos.
Organizar uma coleta de lixo reciclável pode não trazer uma grande renda à creche, mas reverte em benefícios para a comunidade. Além disso, nossas crianças têm a oportunidade de vivenciar um processo de educação ambiental e descobrem a importância de cuidar da saúde do planeta.”
(ZH, 28/11/2008)