VII Mostra Lutz envolveu 4,5 mil alunos em Garopaba (SC)
2008-11-28
Também foram capacitados 210 professores e merendeiras no projeto que se desenvolve durante o ano e termina numa mostra, realizada sexta-feira.
Apesar da chuva constante, que impediu a realização da exposição ao ar livre e parte da programação artística, o evento final de integração da VII Mostra Prof. José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente mostrou o amadurecimento do projeto em Garopaba. O evento ocorreu na sexta-feira (21/11).
Para a bióloga Sandra Severo, do Projeto Gaia Village, um dos realizaadores, o entusiasmo das professoras e dos alunos para mostrar o trabalho que está efetivamente sendo realizado no dia-a-dia das escolas foi o ponto alto deste encontro anual.
O ambientalista Gelson Rigo, da Associação do Meio Ambiente de Garopaba (AMA), que assessora o projeto nas escolas, concorda. Segundo ele, o "amadurecimento" de professores, merendeiras e alunos foi o grande destaque da sétima edição da mostra. "As escolas levaram para mostrar o trabalho que efetivamente estão realizando nas escolas", ressaltou.
Os números não são nada modestos. Com uma rede de 25 escolas, 4.500 alunos , o projeto envolve escolas de Garopaba, Imbituba e Laguna, e capacitou 210 professores e merendeiras em 2008, estimulando e assessorando a implementação de projetos ambientais educativos nas escolas municipais, estaduais e particulares.
Projetos de destaque
Um dos destaques da mostra, entre muitos outros, foi o projeto de aquecimento solar da Escola do Macacú, em conjunto com Costa do Macacu e Siriú, e avanços nas hortas e nos projetos de reciclagem em todas as escolas, já com envolvimento cada vez mais abrangente das comunidades.
No caso do aquecedor de água, desenvolvido em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina), a escola só depende agora de uma pequena obra de sustentação a cargo da Secretaria de Educação para colocar a primeira unidade em operação.
Na APAE, vários projetos foram desenvolvidos nestes sete anos, com destaque em 2008 para o projeto "Frutificar", que prevê a oferta de mudas de árvores frutíferas produzidas pela comunidade alunos/professores/funcionários para a rede de apoiadores e mesmo moradores das vizinhanças da escola.
Parceria premiada
A Mostra Professor José Lutzemberger é desenvolvida há sete anos em parceria da Fundação Gaia, do Projeto Gaia Village, da AMA e da Secretaria Municipal da Educação e recebeu o Prêmio Expressão Ecologia 2008, mediante seleção entre 162 projetos nos três estados do sul do país, na Categoria "ONG: Educação Ambiental".
Além de conhecer os projetos escolares, os visitantes da VII Mostra Lutz tiveram a oportunidade de saber mais sobre a vida e a obra do ambientalista José Lutzenberger, numa exposição itinerante cedida pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Criado a partir das idéias e propostas de José Lutzenberger, o Projeto Gaia Village, mantém além da Mostra Lutz, diversos programas de forte conteúdo ambiental, como a preservação e recuperação de ecossistemas; produção rural sustentável; tecnologias ambientalmente responsáveis, arquitetura sustentável e desenvolvimento humano.
(Sérgio Saraiva/Assessoria de imprensa/Gaia Village, 28/11/2008)