Os comerciantes catalães vão deixar de poder distribuir sacos de plástico de forma gratuita já em 2009. Por isso, os clientes que os pedirem vão ver o seu valor acrescentado à factura total. O objectivo é reduzir em 30 por cento no primeiro ano, e em 50 por cento até 2012, o seu consumo. A medida já motivou grandes protestos por parte das cadeias de supermercados e pelo pequeno comércio, noticia a edição online do diário espanhol “El Mundo”.
O Parlamento catalão prevê aprovar até ao final do ano esta emenda à lei de que regula o sector, para que o custo dos sacos de plástico fique visível no valor total das compras. Cada comerciante estabelecerá os mecanismos que julgar necessários para se adaptar à nova regra.
Actualmente, alguns supermercados já cobram os sacos pedidos pelos clientes, depois de terem assinado um acordo voluntário com a Agência de Resíduos da Catalunha. No entanto, a medida não foi bem acolhida pela maioria das lojas. O secretário-geral da Confederação de Comércio da Catalunha, Miguel Ángel Fraile, explicou que o sector se opõe “redondamente” à proposta e que quer abrir um processo de negociação, mostrando-se ainda descontente por ser uma medida para a comunidade, que a distinguirá do resto do país.
(Ecosfera, 27/11/2008)