A FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) irá apoiar a avaliação do manejo florestal sustentável na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O comunicado foi feito na quinta-feira (27/11) pelo escritório regional da organização, em Santiago.
A representante da FAO, a mexicana Margarita Flores, e a ministra da agricultura do Chile, Marigen Hornkohl, assinaram um acordo, no qual se comprometem a apoiar o desenvolvimento, uso e implementação de critérios e indicadores para avaliar e estimular o manejo sustentável do recurso florestal chileno.
O acordo aponta para a criação de uma base de dados florestais do Cone Sul, que servirá de ferramenta para a tomada de decisões, monitoramento e avaliação de políticas estrangeiras florestais dos quatro países. "Somos testemunhas de como os países se unem em busca de caminhos de integração e colaboração mútua. A FAO, com sua experiência e técnica, ajudou na integração de nossos povos", destacou Hornkohl.
O projeto sub-regional prevê um investimento de US$ 335 mil até abril de 2010, e cumpre com a recomendação da Comissão Florestal para a América Latina e o Caribe - órgão da FAO do qual participam todos os países da região - de aprofundar o conhecimento dos serviços ambientais dos bosques, gerar informação sobre eles, avaliá-los e identificar os beneficiários que deverão assumir os custos de tais serviços.
"O desenvolvimento sustentável é parte central da atividade florestal. O fortalecimento das capacidades nacionais irá contribuir para alcançar esse objetivo e permitir o cumprimento do compromisso dos países participantes do Processo de Montreal", acrescentou o Oficial Principal Florestal da FAO para a América Latina e Caribe e secretário da Comissão Florestal, Carlos Marx.
(Folha Online, AmbienteJá, 28/11/2008)