A publicação do edital de energia eólica será ainda neste ano. A afirmação foi feita em Brasília nesta quinta-feira (27/11) pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), deputado Alceu Moreira (PMDB). “Essa questão estava sendo tratada pelos parlamentares gaúchos desde abril. É uma vitória da mobilização de todos que trabalharam pela realização do leilão”, afirmou Moreira.
O ministro informou ainda que o leilão deve ocorrer no início de 2009.
Outro anúncio feito por Edison Lobão é que a planta de Gás Natural Liquefeito (GNL) será no Rio Grande do Sul. “A Petrobras decidirá segundo critérios técnicos se será em Tramandaí ou Rio Grande. Qual a clientela que deve ser atendida e o custo-benefício são aspectos que devem ser levados em conta”, disse Moreira.
Também participaram da audiência a governadora Yeda Crusius, o secretário de Infra-Estrutura, Daniel Andrade, e o deputado Frederico Antunes (PP).
Ministério da Agricultura
Ainda nesta quinta-feira (27/11), o presidente da AL-RS esteve no Ministério da Agricultura onde participou de duas audiências. No encontro com o Secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Vicente Fernandes Bertone, Alceu Moreira recebeu a informação de que o zoneamento agrícola da cana-de-açúcar do Rio Grande do Sul já está definido. Segundo o parlamentar, há a previsão de um milhão de hectares para a plantação de cana com toda a cobertura da política agrícola. Moreira também informou que o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, está aguardando a conclusão do zoneamento de todas as regiões do país para fazer o anúncio, o que deve acontecer nos próximos dias.
Na outra reunião, foram tratados temas relativos ao município de Uruguaiana com o Secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. Os parlamentares solicitaram mais fiscais do Ministério da Agricultura para o Porto Seco e o credenciamento do laboratório de alimentos de origem vegetal da PUC. O atendimento das demandas está sendo analisado.
(Por Letícia Mallmann, Agência de Notícias AL-RS, 27/11/2008)