O filme "Terra Vermelha" dirigido por Marco Bechis estréia hoje, 28 de novembro. A produção ítalo-brasileira relata a difícil história de luta pela terra de um grupo de indígenas, de fato, é uma resenha da trajetória do povo Guarani no Mato Grosso do Sul. Com um tom documental, a ficção leva o espectador a indagar-se, por diversas vezes, sobre a veracidade ou não do que está sendo mostrado. E o que se vê não é de fácil digestão.
Do trabalho semi-escravo no corte da cana à onda de suicídio entre os jovens indígenas, da vida apertada num estreito de terra à falta de comida, dos acampamentos à margem das rodovias ao conflito com os fazendeiros, e muito mais, tudo é contado e recontado, vivido e revivido pelos próprios Guarani, protagonistas das desventuras nos dois mundos, o real e o ficcional.
Os Guarani Alicélia Batista Cabreira (Lia), Abrísio da Silva (Osvaldo), Ambrósio Vilhalva (Nadio) compõem parte do elenco indígena e atuam ao lado de atores conhecidos como Leonardo Medeiros e Mateus Nachtergale. Os indígenas falam entre si na sua própria língua, o guarani, o que confere, para além de autenticidade e veracidade, um ar de respeito ao povo e à sua cultura.
A sensibilidade em captar a alma Guarani consegue ir ainda mais fundo. Consegue tratar das adversidades da vida do povo sem apequenar a força de sua cultura. As crenças, a religiosidade, os mitos, a cosmovisão indígena permeiam toda a narrativa. O enredo, por sua vez, engrandece o público ao propor uma desconstrução da figura do índio utópico, imaginário, selvagem, isolado, distante da realidade.
O índio, abordado com todas as suas complexidades e contradições, luta por sua sobrevivência física e também cultural, o que só se torna possível quando se vive no seu lugar, no seu território, no seu tekohá. Por isso, a incansável e já conhecida luta pela terra é, também na ficção, a problemática central da vida Guarani. Nesse ponto, o filme retrata, com força e sensibilidade, a visceral ligação do índio com a terra. O espectador descobre um índio capaz de morrer pela terra, um índio capaz de comer a terra, um índio que, na verdade, é a própria terra.
Terra Vermelha
Direção: Marco Bechis
Produção: Classic (Itália) em parceria com Gullane Filmes (Brasil)
Com Matheus Nachtergaele, Leonardo Medeiros e os atores guarani-kaiowás
Competição Oficial - Festival de Veneza
Filme de abertura - 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
(
Cimi, 27/11/2008)