"O conceito de energia líquida é uma métrica altamente irrelevante, enganadora e perigosa," afirma o professor Bruce Dale, em editorial da revista Biofuels, Bioresources and Biorefining.
Energia líquida
Energia líquida é uma métrica utilizada por alguns cientistas para tentar estimar a sustentabilidade e a capacidade dos combustíveis alternativos em substituir o petróleo.
Mas diversos artigos recentes publicados em periódicos científicos demonstram que a comunidade científica como um todo está indecisa sobre os méritos do conceito de energia líquida como uma ferramenta para avaliar os biocombustíveis.
Enfoque holístico
Para acabar definitivamente com a guerra de artigos contra e a favor da energia líquida como uma ferramenta válida de análise, o professor Dale afirma ser necessário adotar um enfoque mais holístico que leve em consideração questões como a emissão de gases causadores do efeito estufa, a substituição do petróleo e o crescimento econômico, principalmente quando as discussões envolverem os países em desenvolvimento.
Cálculo da eficiência dos combustíveis
Segundo Dale, é necessário que a comunidade científica estabeleça parâmetros claros por meio dos quais se possa calcular a eficiência dos combustíveis, usando não apenas uma, mas várias métricas que possam ser usadas de forma conjunta para traçar um quadro mais amplo da situação.
"A eleição do novo presidente do Estados Unidos, que apóia abertamente os biocombustíveis, irá colocá-los fortemente na agenda. Nós precisamos resolver esta questão de uma métrica apropriada de uma vez por todas para que possamos nos concentrar no problema concreto - criar alternativas viáveis de combustíveis e reduzir nossa dependência dos combustíveis fósseis," afirma Dale.
(Inovação Tecnológica, 27/11/2008)