Presidente sobrevoou as cidades de Itajaí, Luiz Alves e Navegantes.Medida Provisória libera R$ 1,6 bilhão para o estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (26) no aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, após sobrevoar a região afetada pela chuva no últimos dias. “É a pior calamidade ambiental que já enfrentamos”, afirmou. Ele retornou a Brasília por volta das 17h15.
O presidente sobrevoou as cidades de Itajaí, Luiz Alves e Navegantes. “Sou de uma região em que as pessoas passam mais da metade do ano pedindo para que chova. Em Santa Catarina, temos que pedir a Deus para parar de chover.”
Lula assinou, nesta quarta, uma medida provisória liberando R$ 1,6 bilhão para ajudar na recuperação de estradas, casas e para ações da Defesa Civil e das Forças Armadas. O dinheiro será usado para ajudar não só Santa Catarina, mas também outros estados que venham a sofrer com as fortes chuvas previstas para o verão.
“É a maior tragédia que aconteceu no Brasil em termos de enchente. Eu já tive que acordar com água embaixo do colchão, ajudar família. O momento é para darmos as mãos e ajudar Santa Catarina a voltar a ser o estado que sempre foi.”
O presidente estava acompanhado dos ministros Franklin Martins (Comunicação Social), Nelson Jobim (Defesa) e Edison Lobão (Minas e Energia), além do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.
“No Brasil, a Defesa Civil de cada estado está se preparando cada vez mais para enfrentar este tipo de problema. Da parte do Governo Federal não faltará recursos não que a situação retorne a normalidade”, disse.
Sobrevôo “O que mais me impressionou foi ouvir do governador que a água baixou. Agora, temos que usar recursos e inteligência humana para resolver os problemas. Só via nuvem em cima e água embaixo", disse Lula.
(
G1, 26/11/2008)