O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu nesta quarta-feira o fim das importações de pneus no Brasil. Ele participou da abertura da reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília.
- A gente já não dá conta dos nossos inservíveis e não podemos permitir a importação do lixo de outros países - disse Minc. Ele adiantou que ainda hoje representantes do ministério estarão reunidos com a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, que é relatora da ADIN que pede o fim da importação de pneus usados no país, para reforçar a posição do governo brasileiro contra a liberação da importação de pneus usados.
O ministro também afirmou que é fundamental estimular a reciclagem do pneu, dando como exemplo o uso para fabricação do asfalto-borracha.
- Temos que criar mecanismos mais ágeis incorporando a sociedade nessa cadeia de destinação ambiental responsável - acredita Minc.
Para ele é importante criar uma responsabilidade na reciclagem, inclusive a responsabilidade da cadeia, incorporando mecanismos como a logística reversa, que hoje funciona muito bem com as embalagens de agrotóxicos que são devolvidas nos pontos de venda.
O ministro disse ainda aos conselheiros que amanhã estará em Paragominas, no Pará, acompanhando de perto as ações da Polícia Federal e do Ibama contra criminosos que atacaram um posto do Ibama. - Vou estar lá pessoalmente e não descansaremos enquanto essas pessoas não estiverem presas. Digo ainda que vamos proceder amanhã o início do leilão de 20 mil m3 de madeira apreendidas na região e que foram extraídas ilegalmente - adiantou.
Para Minc, o manejo florestal sustentável, a madeira certificada, é a melhor forma de combater a madeira ilegal. Ele disse que firmou parceria com o INPE e a Polícia Federal para monitorar os planos de manejo já existentes. - Da mesma forma que queremos implementar os planos de manejo, nós também vamos fazer grande controle dos planos que encobrem o desmatamento ilegal - afirmou o ministro.
Outra novidade anunciada pelo ministro aos conselheiros do Conama é a votação do projeto de lei que regulamenta o artigo 23 da Constituição Federal. - Estive no Congresso e finalmente conseguimos fechar um acordo. O projeto deve ser votado ainda este ano - disse Minc. Esse artigo estabelece as competências dos entes federados para o licenciamento ambiental.
(
Jornal do Brasil Online, 26/11/2008)